quarta-feira, 25 de maio de 2011

Gengivite x Fio Dental

O título deste vídeo pode fazer crer que o fio dental está contra a gengivite mas é exactamente o contrário. Apesar do chamado problema periodontal, antigamente conhecido como piorreia, ser de causa bacteriana, a ação mecanica da escovação e o uso do fio dental, associados a destartarização no consultório é de primordial importância para a resolução do problema.
O vídeo mostra que o acúmulo da placa bacteriana e do tártaro no dente junto a gengiva, provoca uma inflamação generalizada da gengiva, que fica sensivel e com fácil sangramento. Nessa fase o uso de uma boa escova e o fio dental removem a placa bacteriana e consegue diminuir o sangramento. A limpeza feita no consultório vai remover a placa bacteriana que está posicionada já numa posição mais profunda e como é feita com ultra-som e irrigação abundante, é praticamente indolor. É sempre bom lembrar que o Fio Dental deve ser passado entre TODOS os dentes e só depois é que devemos escovar os dentes. Lembramos, ainda, que é normal sangrar das gengivas, nessa fase inicial, mas que, com o uso continuo do fio dental e da escovação, acaba por parar.



Faceta Estética Cerâmica

Os dentes desvitalizados com o tempo escurecem, por outro lado, quando os dentes, principalmente os anteriores, são restaurados, nem sempre conseguimos que a restauração fique exactamente igual ao dente, e com o passar do tempo aquela harmonia estética, com os dentes brancos e bonitos perde-se. Nesses casos é possivel fazer-se uma Faceta Estética. Para isso, faz-se um desgaste na porção anterior do dente com as famosas brocas e, em laboratório, é construida a faceta que posteriormente é colada ao dente natural. 
A Faceta Estética tem também outras aplicações, como aumentar o tamanho do dente, em casos de microdontia (dentes pequenos), e em casos de diastemas (espaço entre os dentes da frente), quando são feitas 2 Facetas Estéticas, uma para cada dente. 



Ponte Fixa sobre Implantes

Já falamos sobre a Ponte Fixa, apoiada nos dentes naturais, aquela em que temos que fazer um desgaste nos dentes naturais, agora vamos mostrar um vídeo que exemplifica a Ponte Fixa sobre Implantes.
Na verdade, o conceito é o mesmo do Implante Unitário, com diferença, apenas, que nesse caso os dentes são unidos e se tornam uma ponte.



terça-feira, 24 de maio de 2011

Prótese Total sobre Implantes

Fala-se muito na televisão sobre carga imediata e, acredito, todos já ouviram falar na história de que é possível colocarmos, em apenas um dia, os implantes e a prótese sobre implantes, sair do consultório e comer uma maçã... Não é assim tão simples. É verdade que é possível, mas não é aconselhável! Todo implante precisa de um período de, pelo menos, 3 meses para estabilizar e nesse período é importante não sobrecarregar com alimentos muito duros e, principalmente, atenção redobrada com a higiene, como já referimos anteriormente. O vídeo abaixo, mostra a sequência, para esse tipo de trabalho que é tecnicamente chamado de protocolo para carga imediata. O exemplo é para uma prótese inferior mas pode ser feita, da mesma forma, para a arcada superior.

Inicialmente fazemos a colocação dos implantes, logo após, sobre os implantes, são aparafusados os mini pilares. É, então, feita a moldagem para ser construida a estrutura metálica e a placa acrílica que terá os acessos para ser aparafusada sobre os implantes.
Essa estrutura estabilizará os implantes colocados. O conforto é sentido logo nas primeiras refeições, quando o paciente nota que a prótese não "balança" nem fere a gengiva. Por último, e por falar em gengiva, gostamos sempre de lembrar e explicar ao paciente que nessa técnica, a prótese não fica encostada na gengiva mas sim com um espaço, separada, com principal finalidade de permitir uma higienização perfeita sobre a prótese pois agora ela estará fixa.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ponte Fixa

Quando existe a falta de um ou mais dentes, é possivel optarmos por um tratamento fixo, que, além de esteticamente mais bonito, é, também, muito mais confortável do que as conhecidas placas e esqueléticas. Ocorre que para termos onde segurar o dente ausente, são precisos 2 apoios, um de cada lado, daí o nome "ponte".

O vídeo exemplifica esse tratamento mas como é muito rápido, não aparece bem que os dentes que servirão de apoio para a ponte fixa serão desgastados. esse desgaste é feito com brocas específicas onde retiramos a cobertura de esmalte do dente para criar espaço para a estrutura da ponte que é de metal e que será recoberta com porcelana. Quando os dentes que serão desgastados estão com restaurações ou mesmo cariados, fica uma solução ainda melhor pois nesses casos os dentes serão recobertos pelas, já citadas,  Coroas Metalo-Cerâmica.
É um tratamento muito durável e não exige, do paciente, cuidados especiais, apenas uma higienização cuidadosa, mas isso é um cuidado básico em qualquer tipo de tratamento. 
Quando o paciente não quer desgastar os dentes de apoio, podemos sempre optar pelo implante, mas salientamos que desgastar os dentes, para suporte da ponte fixa, é o procedimento correcto e o conforto de ter um trabalho fixo, compensa a desvantagem do desgaste dos dentes suporte.

sábado, 21 de maio de 2011

Implante após extracção

Actualmente é possivel colocarmos o implante logo após a extracção, o que é muito prático pois o implante, normalmente, pode ser colocado no mesmo lugar do dente extraido. O vídeo abaixo, mostra esse procedimento colocando o implante no mesmo lugar onde, antes, estava a raiz do dente. Posteriormente, no implante colocado, é aparafusada, uma peça chamada "Abutment", que funciona como uma base, e sobre essa base, é aparafusada ou colada (como no exemplo do vídeo) uma coroa com metal recoberta de porcelana ou cerâmica, daí o nome Coroa Metalo-Cerâmica.

Implante

O implante é um procedimento bastante simples e praticamente indolor. Habitualmente dizemos que na maioria dos casos é mais simples do que a extracção, apenas, é um procedimento um pouco mais demorado pois exige uma técnica que, pela sua complexidade, é de execução lenta e cuidadosa. Normalmente é feito em 2 fases. A 1ª fase para colocação do implante propriamente dito, que é a base interna onde posteriormente, na 2ª fase, a coroa metalo cerâmica (o novo dente), será aparafusada.



Cárie

Quando a cárie é pequena, o seu tratamento é muito simples, e na maioria dos casos, nem é preciso anestesia, isto, porque o "nervo" ainda esta longe do "furo". Basta remover o tecido cariado e obturar o dente com uma resina fotopolimerizável, conforme é mostrado no vídeo a seguir.